1.
quando chegamos à ruta del fin del mundo algo estranho passou a acontecer. no primeiro dia, dormimos um ao lado do outro com nossos celulares debaixo do travesseiro. tínhamos um compromisso às 05h00 da manhã: pegar um barco que nos levasse ao glaciar serrano. devido a este passeio para ver geleiras, perdemos um voo porque tivemos de alterar os dias das passagens aéreas e isso não pode ser feito com compras que foram pagas com milhas. foi realmente trabalhoso conseguir os ingressos para o barco. dou estes detalhes para que compreendam quão importante era acordar no horário. colocamos o alarme do celular para despertar. passadas as horas, eu acordei e ele não, eu me arrumei e ele dormia. quando o acordei, ele reclamou, dizendo que havia colocado o celular para despertar, no entanto, ao verificarmos o horário, notamos que seu celular estava uma hora atrasado, sendo que nesta região do mundo não há horário de verão. chegamos a tempo para pegar o barco. durante os três próximos dias, todas as noites o tempo mudava. os celulares estavam no mesmo horário ao dormirmos, mas, ao acordarmos, o celular dele estava uma hora atrasado, automaticamente. o que ocorre com o tempo neste lugar? a questão é o tempo ou ele e eu estamos em tempos diferentes e esta materialização ocorre no fim do mundo?
2.
por toda a estrada há altares. túmulos. há mais mortos que vivos. quase não vemos casas. neblina. neve.
estamos em um filme de suspense? só que ao invés de estar escuro está tudo branco. se o carro quebrar, vamos morrer congelados, o socorro não chega ao fim do mundo.
3.
o salar do atacama é a maior fonte de lítio do mundo, com este minério pode-se fabricar baterias de ion-lítio, ideais para a produção de carros elétricos. os multimilionários voltaram os olhos para o salar do atacama, mas eles não veem. não veem a espiritualidade do lugar, uma energia que nos conecta à nossa ancestralidade e a nós mesmos. o dinheiro desconfigura a paisagem, esgota recursos, exila os povos. parece que la ruta del desierto se ha cambiado con la ruta del fin del mundo. fim, é onde não dá pra seguir adiante? [mas é possível permanecer] ou é onde tudo acaba? tudo acaba?
4.
dizem que aqueles que desejam se suicidar, comumente elegem o costanera como um lugar preterido. uma torre circular que aponta para o alto, semelhante a um foguete al tiro. na parte interna, todos se veem no vácuo. são muitos andares. a cada x minutos alguém salta. por todo o prédio há mensagens como si necessitas de ayuda llama (+00) 000-0000-0000. é possível que a escolha pela morte nesse local seja uma última tentativa de chamar a atenção. mas qual o motivo da excessiva quantidade? [atente-se para o excessiva, como se escolher morrer fosse normal, baseado no número y] li que os chilenos se sentem enclausurados pelas cordilheiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário