27 de janeiro de 2017

agora eu entendo

em 1912, 78 anos antes
do meu nascimento
embarcava no mar,
o mar com o qual me relaciono
sem profundidade,
RMS Titanic.
em 1996, catherine zeta jones
estrelou o filme Titanic
mas em 1997, kate winslet
e leonardo dicaprio
marcaram a história do navio
kate ganhou o óscar, leo não.
em 2016, leo ganhou o óscar
com 'o regresso' e virou meme
há 19 anos atrás ninguém
imaginava o que seriam os memes
e eu não entendia nada
do que aconteceu no titanic
aos seis anos de idade
eu entendia que ficção tinha um poder
muito grande, porque eu aprendia,
me emocionava e conseguia
transmitir o que sentia
mesmo que ninguém entendesse nada - isso não mudou
aos vinte e seis anos reassisti Titanic
agora eu entendo o que rose quer dizer
quando fala sobre freud e a grandeza dos objetos
quando fala sobre o belo em monet e um tal de picasso
quando pergunta ao sr. andrews porque o número
de botes não é suficiente para os tripulantes.
há anos que não sei como contar
heráclito disse que o homem nunca mergulha
duas vezes no mesmo mar, porque homem
e mar mudam. ele entendia o que estava dizendo
quem assistiu ao filme hoje é muito diferente
de quem assistiu ao filme em 1997.
antes eu via apenas uma história de amor...
agora eu entendo porque os mais pobres
foram os primeiros a morrer no navio
e porque a primeira classe foi a primeira a entrar
nos botes salva vidas, também entendo porque jack e rose
não podiam ficar juntos. agora eu entendo porque as pessoas
rezavam e os músicos permaneciam tocando
'mais perto quero estar, meu deus de ti
inda que seja a dor, que me una a ti'
a esperança dos mais pobres vem do alto
e poucos ricos escolheram morrer porque souberam
que seu dinheiro não poderia salvá-los da tragédia,
num naufrágio a vida ganhou sentido
agora eu entendo porque a mulher sentia-se aprisionada,
independente do mar azul que a cercava
porque o desenho de suas formas e curvas representava
mais do que ela mesma, mas sua autonomia.
diante disso o coração que guardava segredos conheceu a liberdade. 
agora eu entendo: foi a ganância que afundou o navio e não um iceberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário