Caríssimo Jorge, (por que que vocês tem esse formalismo de começar com caro...?)
Quero compartilhar com você, principal pessoa à saber, minha novidade. Se você já tinha o ego "um pouco" aguçado, imagina agora?! Mesmo depois de tantos anos, a Academia ainda quer saber mais sobre sua obra, tanto que meu projeto foi APROVADO !
Não me lembro se havia comentado com você, em minha última carta, do que trata examente meu projeto de iniciação científica...
Lembra do período que você esteve aqui no Brasil? E depois, quando foi para os EUA? Então, o título da minha IC é "A produção literária de Jorge de Sena sob ditadura e exílio", consegui bolsa. Quero agradecer-lhe!
Claro, agradecer a Aifos que nos apresentou, agradecer a Paloma que me orientou e a Ele, principalmente, por ter me dado a ideia, mesmo que você não acredite.
Então... não sei por onde começar, o que você me diz?
Meu projeto está dividido em 5 módulos, sendo que no primeiro, quero entender o que é que faz o cidadão português amar tanto a pátria? O que faz de um pedaço de terra que a muito tempo perdeu o poder e o brilho na história, ser tão importante na vida de quem lá nasceu? Porque sentir saudade de um lugar que tanto mal fez? Enfim, para isso Eduardo Lourenço, lembra de suas correspôncias com ele? Logo terei acesso, irá me ajudar; tem mais dois autores (que no momento não me lembro o nome, que também vão me ajudar nesse módulo), mas de todas as pessoas de quem espero ajuda mortal, você é o mais importante deles.
Quando este módulo acabar, vou começar o 2º e logo envio uma carta compartilhando informações. Você nunca manda carta, mas tudo bem, sua obra tem muito à dizer...
Sabe o que me preocupa nesse momento? Todas as muitas atividades que terei na Universidade esse semestre. Vai ser muito difícil, mas espero que essa seja a parte legal de tudo e que você me dê trabalho, mas um trabalho prazeroso, quero fazer tudo muito certo, me surpreender, surpreender você, Aifos, Paloma e todos... =) (você não sabe o que é isso né? é um código linguístico que indica que estou feliz!)
Mas o principal, é que quero atingir meus objetivos! Assim como você lutou para alcançar os seus.
Agora vou me despedindo, porque está tarde e, mesmo você sendo o mais importante, creio que entederá que preciso estudar outras coisas (entre todas as coisas, preciso encontrar equilíbrio!), para me aperfeiçoar. Latim, Baudelaire... muitos.
Um abraço,
Mariane, sua mais recente e futura pesquisadora.