29 de setembro de 2016

diálogo

da série: conversas com o isaac 

(Isaac e eu na sala, assistindo televisão, pausa: propaganda eleitoral obrigatória)
Mari (Nani): Quinho, seus pais vão votar em quem?
Isaac (Quinho): Eles vão votar no "João trabalhador".
Nani: Sério? Não acredito! (pensei "que musiquinha infeliz")
Quinho: E você, Nani, vai votar em quem?
Nani: Tenho quase certeza que na Erundina.
Quinho: Mas ela é velhinha.
Nani: Oxi, mas qual o problema de ser velhinha?
Quinho: Ela vai morrer
Nani: Jovem não morre?
Quinho: Morre, mas ela tem que descansar. Por que você acha que vai votar nela? Vota no Dória.
Nani: Eu acho que vou votar nela porque considero muito bom o que ela diz que vai fazer, mas não sei se vou votar nela porque ela não tá com muitas chances de ganhar... tem que pensar politicamente.
Quinho: O que é pensar politicamente?
Nani: (meldels, como vou explicar isso?) Pensa assim, quais são os personagens amigos do Mcqueen?
Quinho: Sally, Mate, Luigi e Guido.
Nani: Então, imagina que o Dória é o Mcqueen, o Russomano o Luigi, a Marta a Sally, o Haddad o Guido e a Erundina o Mate. Agora imagina que é uma corrida de vídeo-game e pra cada carro ganhar, depende da eficiência de cada jogador. Os jogadores que escolheram o carrinho do Dória e do Russomano estão ganhando, mas a corrida tem duas fases. Quem está jogando com o carrinho da Marta e do Haddad está em terceiro lugar, mas só quem vai para segunda fase é o primeiro e o segundo lugar. O jogador do carrinho da Erundina tá lá atrás na corrida, mesmo sendo um bom carro, só porque é velhinho igual o Mate. É por isso que eu acho que vou votar na Erundina, mas estou em dúvida porque não quero o Dória e o Russomano na segunda fase e só quem pode ir para segunda fase é quem está em terceiro lugar. Isso é pensar politicamente, entendeu ou eu compliquei tudo?
Quinho: Entendi, se o Dória é o Mcqueen ele vai pra segunda fase de qualquer jeito e vai ganhar. O Mate mesmo sendo bom não tem chance porque é velhinho, então a Erundina já era. Se o Russomano é o Luigi ele está na disputa pra segunda fase, mas é malandro. A Sally e o Guido tem chance, mas depende de quem tá jogando no controle do vídeo-game. Então você vai votar na Sally ou no Guido...
Nani: Isso mesmo, mas o Mcqueen já perdeu algumas corridas, lembra?! E da onde você tirou que o Russomano é malandro? O Luigi no filme não é malandro.
Quinho: Eu ouvi você dizendo esses dias.
Nani: Eu? (Não me lembrava disso)
Quinho: Você, eu lembro de tudo que você me diz! Agora esquece tudo isso e "vote certinho, vote professor Robertinho", ele é professor da minha mãe e vai ser bom vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário